sábado, 3 de janeiro de 2015

Alongamento




Uma gatinha branca. Não totalmente branca mas branca com algumas poucas manchinhas pretas. São duas horas da manhã. Ela está na janela olhando a lua, como alguns felinos o fazem. Claro que a janela tem rede de proteção. Ela dorme quase sempre em um pequeno travesseiro da Disney com estampa do desenho Aristocats. O seu pequeno travesseiro fica em cima da cama de casal, próximo ao travesseiro maior onde dorme uma humana – é uma cama de casal mas lá dorme apenas uma pessoa (e a gata). Ela desce da janela e pula na cama. E sonha.

A kalinka, trechos do filme O olho do Diabo (Bergman), cerejas, mirtilos, pêssegos, morangos, música medieval italiana e também inglesa. Tudo no mesmo sonho. E também um filme antigo sobre uma rainha, sapatilhas vermelhas, ovelhas lésbicas e beijos cinematográficos.

A gata sonha, muitos de nós sonhamos, mas há aqueles que sonham com uma sequência de imagens que poderia parecer um filme (longa). Esta gata não – ela é como Sócrates. Ambos sonham não como se fosse um longa com diálogos e estória – mas como se fosse um curta-metragem com muitas imagens aparentemente sem relação entre si. Aparentemente, apenas.

Esta gata se chama Greta Garbo. E sua confidente é... ela mesma. Como Sócrates.

São naturezas introspectivas, tímidas talvez. Sócrates é possessivo, como já é sabido, Greta Garbo não – ela é distraída mesmo. Então ela acorda e procura morangos (porque sonhou com morangos). E vê sua humana fazendo alongamento – já é de manhã mas não tão cedo assim. Devem ser quase dez da manhã. Hoje sua humana não trabalha. “Que dia é hoje mesmo?” – pergunta Greta Garbo. E começa então a fazer seu alongamento felino...

Liz Christine

Nenhum comentário: